Bom pra quem não sabe eu estava cursando Arquitetura e Urbanismo, um dos cursos que eu mais cobiçava, eu amo a parte de decoração interna, mas o que mais me encanta é a parte estrutural da casa, o design da casa em si, mas daquelas casas da Grécia, Estados Unidos que passa uma sensação de ''tranquilidade''. Casa tem que ser seu posto de descanso, onde você vai chegar do trabalho da escola, deitar pra descansar e realmente descansar, a gente sabe que tem lugares que a gente vai e não consegue se sentir confortável de maneira alguma, as vezes é a iluminação, as vezes é a cor interna da casa, as vezes os moveis... as vezes você até chega pensar que você é chata, mas não é isso, tem pessoas que viajam e deixam de ir no banheiro do local por conta disso e elas não sabem. Por isso sempre preso pelo aconchego pelo menos do quarto das pessoas, pra que elas sintam confortáveis com o seu cantinho.

Esse é um dos motivos de eu ter aquela paixão por arquitetura. Em 2014 eu terminei o meu ensino médio, eu ainda estava indecisa entre direito, engenharia ambiental, jornalismo ou arquitetura, mas além de ter feito testes vocacionais na internet (coisa que não indico) e nos resultados sempre ter dado varias opções e sempre em primeiro estava arquitetura, também algo em mim falava pra eu fazer arquitetura. Eu não gostava da matéria de artes na escola, mas gostava de matemática e física e não arquitetura não tem muito disso, são mais projetos. Por fim fiz o curso adorei mas não de adaptei em questão ao tempo e por conta de eu morar longe de tudo. Eu vou para faculdade de transporte publico, acordava 5h da manhã e dormia as 3h da manhã fazendo projeto, teve muitas vezes que meu trabalho/maquete chegava quebrado, rasurado na faculdade por conta de ir ''espremida no trem''.

O curso é maravilhoso, você aprende muitas coisas e conhece lugares novos, mas é um curso que é bem puxado, ou você faz o curso e não faz mais nada, ou você faz o curso e trabalha e não dorme. Sendo que quem só estuda dorme bem tarde. Sim é assim, quem faz sabe o quão é desesperador quando precisa entregar um projeto, ou quando algum projeto da errado e você precisa refazer.
E estou pensando em trancar o curso, um dia pretendo voltar, mas vejo que agora não é o momento, eu estava feliz no curso não vou mentir, a gente aprende muita coisa legal, mas realmente não me adaptei. Não me conformava, tinha pessoas que gastavam 1000,00 num projeto que iriam jogar fora, sendo que tem tanta gente precisando de casa e comida, não aceitava isso de maneira alguma.

*** Atenção para quem quer fazer arquitetura *** 

Vocês tem que ficar cientes que não é nada fácil, se você é de sair pra baladas é descomprometido, gosta de viver a vida, sair mais com os amigos, você não vai se adaptar na faculdade pelo fato que você precisa de todo seu tempo praticamente pra faculdade.
Sair as vezes tudo bem, mas bem as vezes porque você vai gastar muito tempo e dinheiro com materiais e projeito.
* As vezes a gente precisa fazer projetos com madeira balsa eu pagava 14,00 e vinha 10cm por 50cm. E não era só uma, eram varias.  Então guardem dinheiro.
* Outra, você precisa visitar vários lugares e exposições, que levam muito mais tempo do que dinheiro, ano passado fomos na expô revestir, foi lindo, maravilhoso, porem demoramos coisa de duas horas e meia pra chegar no local, isso que já estávamos em sp, pegamos alguns trens, 40 min de ônibus e andamos coisa de 15 min de baixo de sol pra chegar no local, eles contam como atividade complementar, isso vale nota, então se você não querer ir vai ter que ir.
* Se você vai de trem cheio pra faculdade e mora longe, você vai ter muito trabalho e paciência pra levar o projeto, aconselho levar ele desmontado, ir uma hora mais cedo pra faculdade e montar la.
* No curso alem de ter os projetos em sala, você vai ter muito trabalho pra casa, muito mesmo, então isso também exige tempo.
* Guardem dinheiro para projetos, vocês vão gastar bastante.

Esses são apenas alguns pontos '' difíceis'' da faculdade, mas se você tem disponibilidade total do seu tempo, grana pra arcar com todos os projetos e paciência, não desista porque é um curso maravilhoso. Eu não estou pensando em trancar por não gostar, mas as vezes eu chegava em casa e chorava porque eu passava a madrugada fazendo um trabalho, não dormia, pra chegar na faculdade não poder entregar por conta dele ter quebrado no trem... Então acho que agora não é minha hora, mas juto que um dia vou fazer algo nessa área porque eu adoro.

Esse post foi um pouco para eu me abrir mais pra vocês e também pra quem quer conhecer mais ou menos como é a vida de um estudante de arquitetura. Espero que tenham gostado e qual quer duvida, ou quiserem posts relacionados falem nos comentários.


4 Comentários

  1. Nossa Bia não sabia de todos esses prós e contras em fazer arquitetura, minha filha tem vontade de ser arquiteta e seu post vai nos ajudar bastante a entender melhor como seria pois ela só tem 10 anos dá tempo de ela vê se è essa profissão que profissão escolher! Obrigada pelo post maravilhoso! 😘

    ResponderExcluir
  2. Nossa Bia não sabia de todos esses prós e contras em fazer arquitetura, minha filha tem vontade de ser arquiteta e seu post vai nos ajudar bastante a entender melhor como seria pois ela só tem 10 anos dá tempo de ela vê se è essa profissão que profissão escolher! Obrigada pelo post maravilhoso! 😘

    ResponderExcluir
  3. Oii!
    Sinceramente, quem nunca chorou e se estressou por causa de faculdade? Pelo menos no meu caso é um drama diário e inevitável - meu curso é integral e fica numa outra cidade(vou e volto todo dia). Como diria minha mãe: "Não tem curso fácil.". E ela tem toda razão. Por este motivo, não desista, vá em frente se é algo que você quer e gosta. Até porque a hora certa pode não chegar nunca.
    bjs e boa sorte na tua caminhada <3
    lagrimasdediamante.com

    ResponderExcluir
  4. Eu queria muito fazer arquitetura desde pequena, mas de uns tempos pra cá comecei a mudar e olhar mais os pontos negativos do que os positivos. Acho que fiz uma boa escolha não escolhendo esse curso :(

    ResponderExcluir